Durante a montagem dos cursos e capacitações que a Sun Lazer oferece a você, parei para pensar se de fato não estávamos oferecendo o que todos outros palestrantes, Professores oferecem no mercado.
Atrelado ao nosso objetivo de desenvolvimento profissional, precisamos estar atentos às novidades, aos detalhes de um lazer cada vez mais profissional, e com isso desenvolvemos uma visão ampla da formação profissional. Mas quem será o responsável por essas pesquisas? Qual profissional precisamos ter como referência para isso?
Trata-se de pesquisas científicas, que precisam ser validadas, analisadas por pensadores, Mestres, Doutores, que possuem amplo conhecimento da área e a cada ano buscam aprofundar as pesquisas.
Quem nunca se perguntou, afinal, para ser um recreador, profissional do lazer, qual universidade devo fazer? Preciso fazer faculdade?
Eis aí a questão.
Temos um dilema de mercado nessa questão, existe uma FORMAÇÃO profissional? Ou basta ser maior de 18 anos e se “jogar” no setor adquirindo assim experiência?
Para nos dar uma pequena luz sobre qual área hoje está mais voltada para o estudo do lazer, buscamos um artigo científico publicado na revista Scielo – Brasil, que fez um levantamento teórico das últimas pesquisas científicas na área do lazer.
O titulo da pesquisa é: Análise da produção de artigos científicos sobre o lazer: uma revisão
Os autores são: Maiana Farias Oliveira Nunes e Claudio Simon Hutz.
Em resumo o artigo traz:
“Este estudo objetivou analisar artigos científicos sobre a temática “lazer”, por meio de uma pesquisa documental. Foi feita uma busca na Biblioteca Virtual de Saúde, havendo uma predominância de estudos da Educação Física, Psicologia, Epidemiologia, Enfermagem e Nutrição. O lazer foi abordado no sentido específico das atividades físicas realizadas durante os momentos de lazer ou dos tipos de atividade de lazer, seguidos por aqueles que abordavam teórica ou empiricamente o conceito genérico de lazer e as atitudes frente o lazer. Verificou-se menor proporção de estudos sobre benefícios psicológicos e sociais relacionados às práticas de lazer. Entre as considerações finais, espera-se que novos estudos sobre a temática ampliem seu escopo, indo além dos benefícios físicos promovidos com a prática de atividades de lazer.”
Acesse aqui o artigo completo!
Tendo este artigo científico como base, salientamos a importância cada vez maior de ampliarmos nossos estudos sobre o lazer, Psicologia, Pedagogia, Ludo-pedagogia, Psicomotricidade entre outros.
Nesse sentido convidamos VOCÊ a conhecer nossos cursos, workshops e palestras sobre o lazer, para que juntos possamos evoluir nossa profissão, e quem sabe lá na frente termos um mercado capacitado, regulamentado e com MUITO CONTEÚDO!
Conheça nossos cursos AQUI!
E aí tem estudado mais do mesmo, ou diversificado e aprofundado dentro do lazer?
Referências bibliográficas
Site SciELO – Brasil – Análise da produção de artigos científicos sobre o lazer: uma revisão Análise da produção de artigos científicos sobre o lazer: uma revisão acessado dia 18.08.2021 às 17h00
#lazer #recreacao #lazererecreacao #cursos #capacitacao #artigos #artigoscientificos #estudosdolazer #teoriadolazer